DOIS GRANDES PASSOS PARA CONSTRUÇÃO DO MOTOR ELÉTRICO E O PRINCÍPIO DO SEU FUNCIONAMENTO

O físico Hans Christian Oersted descobriu uma propriedade curiosa da corrente elétrica gerada por uma pilha elétrica, inventada duas décadas antes por Alessandro Volta. Ao colocar a agulha magnética de uma bússola nas proximidades de um fio com corrente elétrica ele verificou que ela mudava a sua posição. Oersted concluiu que o movimento da agulha era devido a formação de um campo magnético em torno do fio que conduzia corrente elétrica.

Cargas elétricas em movimento geram um campo magnético! Podemos “visualizar” a presença do campo magnético, gerado pelo movimento de cargas elétricas em um fio, se o fizermos atravessar por um anteparo com limalha de ferro (veja abaixo)

Top 30 Electric Effect GIFs | Find the best GIF on Gfycat
Colocando limalha de ferro em um anteparo por onde passa um fio conduzindo eletricidade é possível visualizar as linhas do campo magnético gerado pela corrente elétrica.

O físico Michael Faraday, sabendo que corrente elétrica gera um campo magnético, construiu um dispositivo que produzia movimento. O dispositivo apresentava um fio de cobre pendurado e que ficava em contato com mercúrio (condutor de eletricidade) dentro de um recipiente. No centro do recipiente havia um imã (que possui um campo magnético). Ao fornecer corrente elétrica ao fio ele gerava um campo magnético. Em função da existência dos dois campos magnéticos, o fio produzia um movimento circular.

É por meio desse princípio que hoje temos a nossa disposição muitos equipamentos que facilitam o nosso dia a dia. O que seria de nossas vidas sem as descobertas de Oersted, Faraday e inúmeros outros cientistas que os antecederam e os sucederam?

Alguns aparelhos que usam o motor elétrico.

Assista abaixo, em 4 minutos, a construção de um motor de Faraday caseiro:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: