CHAMA AZUL E AMARELA

Vários combustíveis que utilizamos são misturas de hidrocarbonetos derivados do petróleo. Alguns, como a gasolina, óleo diesel e o querosene, são importantes para gerar a energia que movimenta os motores de combustão. Em nossa residência, usamos principalmente dois tipos de misturas de hidrocarbonetos, o  gás de cozinha (GLP) e a parafina que alimenta a chama das velas. 

Compreendendo a Química: Estudando para o Enem - Combustíveis Fósseis
Os hidrocarbonetos, obtidos do petróleo, possuem moléculas com números distintos de átomos de carbono.

Os hidrocarbonetos são compostos formados apenas por carbono e hidrogênio. Eles são inflamáveis, pois os dois elementos (carbono e hidrogênio) se combinam facilmente com o oxigênio do ar, liberando energia, segundo a reação:

Hidrocarboneto (CnHn) + O2 → CO2 + H2O + ENERGIA

O gás de cozinha (GLP – gás liquefeito de petróleo) é formado por vários hidrocarbonetos, principalmente o butano (C4H10)  e o propano (C3H8). Como essas moléculas possuem poucos átomos de carbono é necessário pouco oxigênio para que a combustão ocorra de modo completo. 

2 C4H10  + 13 O2  → 8 CO2 + 10 H2O + ENERGIA

Para queima completa de 2 moléculas de butano (C4H10) são necessárias 13 moléculas de oxigênio (O2).

A combustão completa do gás de cozinha gera muita energia e a chama tem a coloração azul.

A cor azul da chama indica que a combustão é completa.

Em velas, o combustível é a parafina, uma mistura de hidrocarbonetos com muitos átomos de carbono (mais de 20). Isso faz com que seja necessário mais oxigênio para que a reação ocorra de modo completo. 

2 C24H50 + 70 O2 → 50 CO2 + 50 H20 + energia

Para queima completa de 2 moléculas de tetracosane (C24H50, um dos componentes da parafina) são necessárias 70 moléculas de oxigênio (O2).

No ar não há oxigênio suficiente para realizar a combustão completa dessas moléculas com muitos átomos de carbono. Desse modo, essa reação se dá de modo incompleto, como o exemplo da reação abaixo:

2 C24H50 + 25 O2 → 24 C (fuligem) + 25 H2O + energia

Queima incompleta de 2 moléculas de tetracosane, devido a pequena quantidade de oxigênio disponível no ar, gerando fuligem (C).

A combustão incompleta produz menos energia que a combustão completa e a chama é amarela. A combustão incompleta pode formar o carbono elementar (C), que é a fuligem. 

How to Paint with Smoke: 7 Steps (with Pictures) - wikiHow
A combustão incompleta de hidrocarbonetos (com muitos átomos de carbono) de uma vela gera uma chama amarelada e produz fuligem.

No fogão, a chama é usualmente de cor azul. Se estiver amarelada significa que a combustão não é completa ou que há algum contaminante chegando às chamas. O bocal  pode não estar  limpo o suficiente. Isso pode ser devido a presença de gordura que espirrou de um alimento e que está sendo queimada pelo bocal. Ainda pode estar entrando ar no sistema. Portanto, se o seu fogão está limpo e produz uma chama amarela, ao invés de azul, é importante chamar uma assistência técnica.

Chama amarela | Fórum da Casa
A chama amarelada de um fogão indica presença de algum contaminante no bocal ou no gás e merece atenção, pois pode até ser perigoso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: