Vários combustíveis que utilizamos são misturas de hidrocarbonetos derivados do petróleo. Alguns, como a gasolina, óleo diesel e o querosene, são importantes para gerar a energia que movimenta os motores de combustão. Em nossa residência, usamos principalmente dois tipos de misturas de hidrocarbonetos, o gás de cozinha (GLP) e a parafina que alimenta a chama das velas.

Os hidrocarbonetos são compostos formados apenas por carbono e hidrogênio. Eles são inflamáveis, pois os dois elementos (carbono e hidrogênio) se combinam facilmente com o oxigênio do ar, liberando energia, segundo a reação:
Hidrocarboneto (CnHn) + O2 → CO2 + H2O + ENERGIA
O gás de cozinha (GLP – gás liquefeito de petróleo) é formado por vários hidrocarbonetos, principalmente o butano (C4H10) e o propano (C3H8). Como essas moléculas possuem poucos átomos de carbono é necessário pouco oxigênio para que a combustão ocorra de modo completo.
2 C4H10 + 13 O2 → 8 CO2 + 10 H2O + ENERGIA
Para queima completa de 2 moléculas de butano (C4H10) são necessárias 13 moléculas de oxigênio (O2).
A combustão completa do gás de cozinha gera muita energia e a chama tem a coloração azul.

Em velas, o combustível é a parafina, uma mistura de hidrocarbonetos com muitos átomos de carbono (mais de 20). Isso faz com que seja necessário mais oxigênio para que a reação ocorra de modo completo.
2 C24H50 + 70 O2 → 50 CO2 + 50 H20 + energia
Para queima completa de 2 moléculas de tetracosane (C24H50, um dos componentes da parafina) são necessárias 70 moléculas de oxigênio (O2).
No ar não há oxigênio suficiente para realizar a combustão completa dessas moléculas com muitos átomos de carbono. Desse modo, essa reação se dá de modo incompleto, como o exemplo da reação abaixo:
2 C24H50 + 25 O2 → 24 C (fuligem) + 25 H2O + energia
Queima incompleta de 2 moléculas de tetracosane, devido a pequena quantidade de oxigênio disponível no ar, gerando fuligem (C).
A combustão incompleta produz menos energia que a combustão completa e a chama é amarela. A combustão incompleta pode formar o carbono elementar (C), que é a fuligem.

No fogão, a chama é usualmente de cor azul. Se estiver amarelada significa que a combustão não é completa ou que há algum contaminante chegando às chamas. O bocal pode não estar limpo o suficiente. Isso pode ser devido a presença de gordura que espirrou de um alimento e que está sendo queimada pelo bocal. Ainda pode estar entrando ar no sistema. Portanto, se o seu fogão está limpo e produz uma chama amarela, ao invés de azul, é importante chamar uma assistência técnica.
