Os cometas estão entre os menores corpos do sistema solar, mas costumam causar grande admiração quando se tornam visíveis. Há registro de quase 7.000 cometas no sistema solar e esse número não para de aumentar. Eles são formados de rochas, gelo, poeira e gases. O núcleo, ou parte sólida dos cometas, pode ter centenas de metros até dezenas de quilômetros. À medida que se aproximam do Sol e começam a esquentar, alguns de seus materiais começam a se volatizar. Este material forma uma nuvem ao redor do núcleo. A nuvem é chamada coma e pode ter centenas de milhares de quilômetros de diâmetro. Já as caudas podem ter milhões de quilômetros.

AS DUAS CAUDAS. A maioria dos cometas tem duas caudas. A força exercida no coma pela pressão da radiação solar e pelo vento solar faz com que as caudas se formem. Como as partículas de poeira do cometa são muito pequenas, elas são empurradas para longe do Sol em uma cauda longa. A outra cauda é feita de moléculas de gás eletricamente carregadas (chamadas íons).
Dessa maneira as caudas sempre apontam para a direção oposta do sol, como ilustra a animação abaixo.

As caudas de poeira e gases também são visíveis devido a diferentes fenômenos: a poeira reflete a luz solar diretamente e os gases brilham pela ionização.
REFERÊNCIAS
http://www.johnstonsarchive.net/astro/sslist.html