A elevação da temperatura da atmosfera da Terra pode ser intensificada pela emissão de gases que causam o efeito estufa. O gás carbônico (CO2) liberado pela queima de combustível fóssil e pelo desmatamento é apontado como um dos principais responsáveis pelo efeito estufa.
A Terra recebe luz do Sol de diferentes comprimentos de onda. Parte dessa radiação é refletida pelo planeta e volta à atmosfera. A Terra emite, principalmente, ondas de infra-vermelho de 5 a 30 micrômetros (ondas de calor). Parte delas retorna ao espaço. Porém, a molécula de CO2 possui a propriedade de absorver ondas de 4,2 e 15 micrômetros. Assim, ondas de calor com comprimento em torno de 15 micrômetros são absorvidas e não retornam ao espaço. Tais ondas de infra-vermelho são reemitidas pelas moléculas de CO2 e colaboram intensamente para o efeito estufa.
Veja abaixo o gráfico que mostra a quantidade DE CO2 nos últimos 800.000 anos na atmosfera terrestre, baseado na comparação de amostras contidas em núcleos de gelo e de medições mais recentes.
![Este gráfico, baseado na comparação de amostras atmosféricas contidas em núcleos de gelo e em medições diretas mais recentes, fornece evidências de que o CO2 atmosférico aumentou desde a Revolução Industrial. (Fonte: [[LINK || http: //www.ncdc.noaa.gov/paleo/icecore/ || NOAA]])](https://climate.nasa.gov/system/content_pages/main_images/203_co2-graph-061219.jpg)
O que estamos fazendo com o nosso planeta?